Não se afaste dos necessitados, pois você pode transformar vidas.

Como trabalho com políticas públicas, projetos sociais, captação e mobilização de recursos, não posso deixar de enxergar tais temas também nas Escrituras.

“Um leproso aproximou-se dele e suplicou-lhe de joelhos: ‘Se quiseres, podes purificar-me! ‘ Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: ‘Quero. Seja purificado! ‘ Imediatamente a lepra o deixou, e ele foi purificado.” (Marcos 1:40-42)

A narrativa começa com um leproso, se aproximando de Jesus, desrespeitando o que a lei de Moisés dizia. Era para essas pessoas ficarem distantes das outras, isso até para que não contaminassem com a sua doença.

Pois bem, esse homem se aproxima de Jesus na busca de uma solução para a sua doença, nesse ato de ousadia, mas de coragem e, por que não, desespero.

Era um homem desprezado pela sociedade, ficava às margens do convívio social.

Ao se aproximar de Jesus, ocorrem ações totalmente inesperadas para a sociedade da época. Mais uma vez Jesus quebrava paradigmas se importando mais com o homem, do que com as tradições e religiosidade.

Jesus não se afasta do homem, ele não o repreende por se aproximar, ele não o repreende, muito se afasta daquele pobre homem que procura sua ajuda.

Jesus era poderoso, não temia que a lepra o contaminasse, prejudicasse seu corpo. Sobre ele havia o poder de Deus, Ele era o próprio Deus.

Não apenas permanece próximo ao leproso, mas o toca e o cura. Jesus transformou a vida daquele pobre homem.

O que podemos aprender sobre esse trecho dos evangelhos?

Como temos reagido quando os pobres, os marginalizados, os mais necessitados se aproximam de nós? Como reagiríamos se estivéssemos no lugar de Jesus naquele momento?

Talvez repreenderíamos aquele leproso, dizendo: “Saia daqui! Você conhece a lei! Saia daqui, não posso fazer nada por você e sua lepra!”

A verdade é que essas atitudes (totais ou parciais) refletem nossa falta de fé e comunhão com Deus ao ponto de não crermos que o poder de Deus habita e nós e é suficientemente poderoso para transformar a vida daqueles que se aproximam de nós.

Nós corremos dessas pessoas porque, infelizmente, acreditamos que a lepra que elas têm irá nos contaminar, quando na verdade, precisávamos crer que o poder de Deus é suficientemente pleno para curá-las, para mudar a vida delas!

Pode ser que muitos pobres, necessitados, leprosos, marginalizados, vulneráveis estejam se aproximando de você para que, que conhece a Deus, uma pessoa na qual habita o espírito e a presença de Deus, possa ajudá-los! Possa transformar a vida delas!

Se você não é o leproso da história, certamente é Jesus. Não perca oportunidades de ser usado por Deus para transformar a história de pessoas que se aproximam de você pedindo ajuda.

Pode ser que você também seja o leproso, o excluído. Não se preocupe se você se aproximou de outras pessoas para pedir ajuda e elas correram de você. Certamente você se encontrará com Jesus personificado em um de seus discípulos e sua vida será transformada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s