DIA DE DOAR. Engajando pessoas e instituições na promoção da cultura de doação no Brasil

Hoje comemoramos o #diadedoar, um movimento que envolve muitos países na conscientização de pessoas, empresas e até mesmo entidades públicas quanto ao desenvolvimento e fortalecimento da cultura de apoio à causas sociais.

Embora tenhamos muito ainda a desenvolver na cultura de doação no Brasil, é um momento de comemorarmos por tudo aquilo que já avançamos.

Acredito que a cada ano a campanha é potencializada pelo engajamento de cada mais e mais pessoas, promovendo a ideia de que nós podemos ser participantes no processo de transformação do mundo.

Fico feliz por ver cidades, por meio de das administrações públicas, promovendo a doação como instrumento de fortalecimento da sociedade civil, certificando esses atores como relevantes e até mesmo, fundamentais para a sustentabilidade de políticas públicas locais ou nacionais (desculpe, mas essa é a minha pesquisa no mestrado…. rs rs).

Como exemplo podemos citar o caso dos municípios de Poá e Mogi das Cruzes, ambos na região da Grande São Paulo, que incluíram o Dia de Doar em seus calendários. Créditos devidos aos colegas legisladores Saulo Souza (Solidariedade) e Caio Cunha (PV), respectivamente. Que bom poder ter participado de ambas construções municipais, juntamente com os colegas da Associação das Instituições do Terceiro Setor do Alto Tietê – ASSINTES.

Recentemente comentei a triste notícia compartilhada pela Associação Brasileira dos Captadores de Recursos – ABCR, que o Brasil caíra várias posições no ranking global de doação, ficando atrás de países como Equador, Etiópia, Senegal, Bolívia, Uruguai.

Eu e você somos responsáveis por produzir essa mudança. Como bom captador, sou doador também. Não apenas doo o meu tempo, bens, produtos, serviços, mas também recurso financeiro. Sim, não pode haver lacunas entre o discurso e a prática. Quem busca parceiros precisa ser o primeiro a estender a mão.

Celebremos o Dia de Doar. Promovamos um ano, uma vida um cultura de doação. O país será transformado quando comemorarmos e divulgarmos esse tema em mais ocasiões durante o ano. Certamente oportunidades não faltarão a mim e a você.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s