Captação de Recursos via Cartão de Crédito. Clientes Visa agora podem apoiar causas sociais.

Criar uma fluxo econômico onde podemos gerar ganhos múltiplos as partes envolvidas no processo de consumo. Pois bem, essa foi a ideia da Visa ao implementar seu Programa Visa Causas que, a partir deste mês passou a vigorar para os clientes que aderirem.

Com cerca de 17 instituições selecionadas, o programa tem como objetivo realizar a captação de recursos financeiros para organizações sem fins lucrativos nas seguintes áreas: animais, crianças&adolescentes, educação&capacitação, idosos e saúde).

Segundo a empresa, o critério de escolha das instituições foi baseado em princípios de transparência em gestão, pesquisas que mostram as causas perante as quais os indivíduos estão mais sensíveis e, por fim, trabalhos sociais que estivessem ligados Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU.

Dessa forma, as instituições selecionadas foram as seguintes

  • Casa do Zézinho

  • Instituto Muda Brasil (IMBRA)

  • Instituto Verter

  • Projeto Guri

  • Instituto Luiza Mell

  • Associação VagaLume

  • Instituto Guga Kuerten

  • Grupo Vida Brasil

  • Instituto de Cancer Infantil (ICI)

  • Instituto Reação

  • Instituto Gerando Falcões

  • Projeto Velho Amigo

  • Fundação Gol de Letra

  • AMPARA Animal

  • Doutores da Alegria

Segundo a Visa, as duas organizações faltantes serão inseridas nos próximos mês.

O programa funciona da seguinte maneira: escolhida a causa e a instituição que mais sensibiliza o cliente, a Visa irá doar R$ 0,01 (um centavo) a cada transação realizada pelo mesmo.

De acordo com Sérgio Giogetti, Vice-presidente de marketing da Visa, o potencial de doações para entidades sociais é de cerca de R$ 60 milhões de reais por ano, potencializando ainda mais os trabalhos de impacto social das organizações selecionadas e trabalhando pelo desenvolvimento de uma cultura de doação na sociedade.

Acredito que a iniciativa pioneira é de grande valia para as organizações do Terceiro Setor brasileiro, cujo maior desafio enfrentado é a captação de recursos para a viabilização de seus trabalhos junto ao seu público-alvo.

Contudo, selecionar apenas 17 entidades sociais diante das mais de 400 mil existentes no Brasil mostra que há muito a ser desenvolvido pelo programa da Visa, cujo objetivo, acredito, é conectar pessoas às causas que mais precisam.

Ao deixar de pagarem suas despesas com dinheiro e passar a usar o cartão, a Visa estará lucrando mais, mas compromete-se a compartilhar esse bônus com entidades sem fins lucrativos.

Se a proporção da doação efetuada em relação ao ganho empresarial da Visa é justo ou não, é indiscutível o avanço que estamos presenciando na estruturação de relações econômicas onde o Terceiro Setor também ganha.

Que haja mais iniciativas como essas por parte de outras operadoras de meios de pagamento aqui em nosso país e no mundo.

Por outro lado, que as organizações da sociedade civil (OSC) se preparem para estabelecer esse excelente nível de parceria institucional.

É necessário excelência e competência no processo de planejamento estratégico da instituição, boa equipe para operação e gestão dos projetos, além de práticas que reforcem a transparência e ética corporativa as entidades.

Com essa postura, certamente teremos mais e mais organizações aptas a celebrarem parcerias como as que vimos aqui.

Parabéns à Visa e parabéns às organizações selecionadas.

Assista ao vídeo do programa:

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s